Escola Secundária de Fonseca Benevides, Lisboa

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária de Fonseca Benevides, Lisboa

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESFB

Production dates

1924-12-16  to  2006-06-09 

Descriptive dates

1914-[s-m.-]-[s.d.] / 2006-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

98 m.l., papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária de Fonseca Benevides

Biography or history

Antiga Escola Industrial, a Escola Secundária de Fonseca Benevides tem desenvolvido a sua vocação para o ensino teórico-prático e profissionalizante, para o qual possui laboratórios e oficinas de química, electrónica e informática e ainda um laboratório de microbiologia.A Escola Industrial de Fonseca Benevides foi criada em 1914 e começou a funcionar no Bairro de Santos-o-Velho com o ensino de Modelação, Trabalhos Cerâmicos, Trabalhos no Vidro e, mais tarde, os cursos de Serralharia e de Auxiliar de Laboratório de Química.Em 1956 é criado o Curso de Formação de Mecânico de Precisão e de Montador Radiotécnico.A partir de 1963 a escola passou a ocupar as instalações da Rua dos Lusíadas, no Bairro de Alcântara, deixadas vagas pela Escola Industrial Marquês de Pombal.Em 1970, com o então Ministro da Educação, Veiga Simão, e tendo em vista a reestruturação dos cursos do ensino profissional, iniciou-se no ensino técnico uma experiência pedagógica que deu origem, na Escola, aos Cursos Gerais de Química e Eletricidade e Cursos Complementares de Quimicotecnia e Radiotecnia.A seguir ao 25 de Abril de 1974, com a uniformização do ensino, foi criado, em 1976, o ensino técnico vocacional e, em 1983, com o Ministro José Augusto Seabra, surgem na Escola os Cursos Técnico-Profissionais de Eletrónica e de Química, continuando a existir a Via Ensino.É com a Reforma de Roberto Carneiro, em 1986, que nascem os Cursos Tecnológicos de Química e de Eletrónica que se mantêm ainda hoje.No final da escolaridade, os alunos que tiverem frequentado estes Cursos obtêm um Diploma Profissional de Nível III (classificação da C.E.).A Escola Secundária de Fonseca e Benevides é a única no país que proporciona aos seus alunos Cursos de Oferta Própria na formação de Eletrotecnia/ Eletrónica, com currículos próprios na área técnica.A partir do ano letivo de 2008/2009, a escola deixa as instalações da Rua dos Lusíadas e passa a funcionar no Polo de Educação e Formação de D. João de Castro.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária de Fonseca Benevides é constituído por 57 séries documentais pertencentes a 7 secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividades Científico-Pedagógica; Informação e Comunicação; Pessoal discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).